ESCOLA
MUNICÍPAL DOUTOR CREZO BEZERRA
SÍTIO
PARELHAS, DESTRITO DE LAGOA SALGADA - RN
RELATORIO DO PROJETO
“A ESCOLA É PARA TODOS”
LAGOA
SALGADA – RN
2012
RELATÓRIO
Este
relatório tem como finalidade informar todas as etapas das atividades
desenvolvidas na sala de aula da Escola Municipal Doutor Crezo Bezerra no
decorrer de cinco dias iniciando no dia dezenove do mês de abril, finalizando
no dia vinte e três do mesmo mês do ano de dois mil e dez, com os alunos do Ensino
Infantil, do primeiro ao quinto ano do Ensino fundamental menor, sob a
intervenção das professoras Ana Lucia Dantas de Lima, Estela Dulce Abdon Pontes
silva e Maria Trajano Alves de Veras. Neste relatório foi trabalhado o projeto “A Horta Escolar”, de forma
interdisciplinar com o objetivo de incentivar os alunos a experimentação,
observação, saber classificar os tipos de hortaliças e derivados e de entender
a ação das vitaminas e sais minerais no corpo humano.
Portanto
foi feito uma horta na escola pelos alunos e professores com a condição
necessária para que os mesmos possam compreender o seu valor e assim
tornarem-se produtores ou até fornecedores da sua própria horta.
A nossa
preocupação no decorrer do desenvolvimento deste projeto foi de demonstrar de
forma clara a importância da horta nesta escola. E ao trabalhar este tema os
alunos tiveram a oportunidade de mostrar seus conhecimentos através das
atividades desenvolvidas.
Durante o
projeto, percebemos que as atividades contribuíram muito para a melhoria do
processo de ensino-aprendizagem dos alunos, pois, ao trabalharmos o projeto “A
Horta Escolar”, eles demonstraram uma outra forma de pensar, ao conhecer e
tocar na terra.
1 PROJETO
1.1 TEMA
A escola é para todos
1.2 OBJETIVOS
2 GERAL
- Compreender a importância da escola para sua vida acadêmica, profissional e pessoal.
2.1 ESPECÍFICOS
- Perceber a escola num plano espacial ( planta da escola);
- Desenvolver e fixar os sistemas de medidas (metro, tempo0;
- Saber identificar diferentes tipos de escolas;
- Conhecer todas as dependências da escola;
- Localização da escola na comunidade;
- Saber identificar a importância do regulamento da escola;
- Citar quais são os seus direitos e deveres;
- Entender que todos são iguais;
- Conscientização de uma geração sem preconceitos, com estudantes realmente livre e orgulhoso de suas origens.
2.2 METODOLOGIA
- Pesquisa sobre: o patrono da escola, sobre o numero de alunos existentes na escola (separar quantos menino e meninas);
- Maquete da escola;
- Montar um painel de regras com o aluno mostrando o que é seus diretos e deveres;
- Trabalhar com a lista de material ( quantidade de material pedido, quanto custou, sua utilização, etc...);
- Medir o tamanho da sala de aula, do quadro de giz, do birô da professora, das carteiras, do mural, da porta, das janelas, etc. ( Trabalhar com sistema de medidas: metro);
- Trabalhar com relógio para determinar a hora da entrada, hora da merenda, hora do recreio hora da saída, etc...;
- Trabalhar com calendário: inícios das aulas, Período de férias, término do ano letivo, datas comemorativas na escola, etc...;
- Descrever o que achou de mais bonitona escola através de textos ou desenhos;
- Lúdicos: jogos de memória e com dominó, com nomes de objetos usados na escola, cruzadinha, etc...;
- Mural; trabalhar a origem das cores;
- Textos informativos.
3 RECURSOS
- Papel ofício;
- Caderno;
- Isopor;
- Cola;
- TNT;
- Cartolina;
- Caixas ( remédios, fósforos e outras)
- Piloto;
- Lista de materiais pedido para o aluno;
- Quadro de giz;
- Métro;
- Relógio;
- Calendário
- Jogos;
- Livros.
3.1 AVALIAÇAO
- Será continua, observando na participação e interação dos alunos, nas atividades e exposição dos trabalhos realizados durante o projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário