RELATORIO DO PROJETO
“BULLYING”: CONSCIENTIZANDO PARA NÃO
USÁ-LO
LAGOA
SALGADA – RN
2012
RELATÓRIO
Este relatório tem como finalidade
informar todas as etapas das atividades desenvolvidas na sala de aula da Escola
Municipal Doutor Crezo Bezerra no decorrer de todo o ano letivo iniciando no
dia doze do mês de março do ano de dois mil e doze, com os alunos do Ensino
Infantil e do primeiro ao sexto ano do Ensino fundamental, sob a intervenção
das professoras Ana Lucia Dantas de Lima, Estela Dulce Abdon Pontes silva,
Maria Trajano Alves de Veras, Raimunda Maria de Souza, a equipe
gestora/administrativa, alunos e toda comunidade escolar. Neste relatório foi
trabalhado o projeto “BULLYING”:
CONSCIENTIZANDO PARA NÃO USÁ-LO de forma interdisciplinar tendo como
temática central a reflexão sobre o Bullying tanto na escola, como na sociedade
em geral. Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões
intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais
alunos contra um ou mais colegas. O termo Bullying tem origem na palavra
inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação
em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação,
humilhação e maltrato.
Pretende-se discutir com este projeto
as situações ocorridas no ambiente escolar caracterizada como Bullying, além
disso, este projeto visa discutir formas de convivência no espaço
escolar, valorizando a amizade, os valores humanos e a integração entre os
envolvidos no projeto.
Portanto
diante disto procuramos trabalhar com atividades coerentes que mostram de forma
clara a importância deste projeto através das atividades desenvolvidas em sala
de aula.
Durante o período do
Projeto, percebemos que as atividades contribuíram muito para a melhoria do
processo de ensino-aprendizagem dos alunos, pois, ao trabalharmos o tema
“BULLYING”: CONSCIENTIZANDO PARA NÃO USÁ-LO, eles demonstraram outra forma de
pensar e agir diante de qualquer situação.
JUSTIFICATIVA
A prática do Bullying, tornou-se algo
comum nos espaços educacionais, provocando cada vez mais atitudes violentas,
tantos dos agressores, como das vitimas.
Discutir as questões ligadas à prática
do Bullying com toda a comunidade escolar é importante, pois, proporciona a
reflexão e evita que novos casos de Bullying ocorram nas unidades escolares.
Este projeto pretende atuar, tonto com os alunos, como pais e responsáveis,
buscando medidas educativas que combatam as ações de violência na escola.
A popularidade do fenômeno cresceu com
a influência dos meios eletrônicos, como a internet e as reportagens na
televisão, pois os apelidos pejorativos e as brincadeiras ofensivas foram
tomando proporções maiores. "O fato de ter conseqüências trágicas - como
mortes e suicídios - e a impunidade proporcionaram a necessidade de se discutir
de forma mais séria o tema", aponta Guilherme Schelb, procurador da
República e autor do livro Violência e Criminalidade Infanto-Juvenil.
1 PROJETO
1.1 TEMA
“BULLYING”:
CONSCIENTIZANDO PARA NÃO USÁ-LO
1.2 OBJETIVOS
2 GERAL
- Pesquisar e refletir sobre as causas e conseqüências do Bullying, tomando como partida as narrativas de alunos, professores, pais e responsáveis.
2.1 ESPECÍFICOS
- Discutir com os alunos as principais causas de Bullying.
- Refletir sobre a necessidade de desenvolvermos ações educativas contra o Bullying na unidade escolar.
- Aplicar atividades orais e escritas que estimulem a reflexão sobre as práticas de violência no espaço escolar.
- Discutir o respeito às diferenças no espaço escolar.
- Construir uma proposta de regras de convivência e contra o Bullying na unidade escolar.
2.2 METODOLOGIA
Este projeto será desenvolvido através de
leituras, discussão de textos, trabalhos em grupos, proporcionando uma reflexibilidade
sobre as causas e conseqüências do Bullying. Também serão utilizada as
seguintes estratégias metodológicas:
·
Apresentação
de Filmes;
·
Dinâmicas
de Grupo;
·
Produção
de Textos;
·
Palestras
com os pais e responsáveis;
·
Organização
de Seminários;
·
Resolução
de casos;
·
Leituras
variadas;
·
Pesquisas:
·
Textos
informativos sobre o tema;
·
Construção
de frases em cartazes com os alunos conscientizando aos mesmos a não praticar o
Bullying em casa e nem na escola;
·
Recorte
e colagem;
·
Músicas;
·
Dinâmicas;
·
Cruzadinha;
·
Mural.
3 RECURSOS
·
Livros;
·
Papel
ofício;
·
Cola;
·
Tesoura;
·
Cartolina;
·
Jornal;
·
Revista;
·
CD;
·
DVD;
·
Son;
·
TV;
·
Piloto;
·
TNT
·
Internet.
3.1 AVALIAÇAO
·
Será
continua, observando na participação, interação e nas atividades desenvolvidas
durante o projeto.
3.2
CLIENTELA
- Alunos, professores e toda a comunidade escolar.
- REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
- FANTE,
Cleo. Fenômeno Bullying – Como prevenir a violência nas escolas e educar
para a paz. 2ª edição. Campinas SP: Veros Editora, 2005.
PEREIRA, Beatriz Oliveira. Para uma Escola sem violência: estudo e prevenção das práticas agressivas entre crianças. Edição: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário