segunda-feira, 2 de abril de 2012

PROJETO BULLYING



















            RELATORIO DO PROJETO
         “BULLYING”: CONSCIENTIZANDO PARA NÃO USÁ-LO















LAGOA SALGADA – RN
2012
RELATÓRIO

Este relatório tem como finalidade informar todas as etapas das atividades desenvolvidas na sala de aula da Escola Municipal Doutor Crezo Bezerra no decorrer de todo o ano letivo iniciando no dia doze do mês de março do ano de dois mil e doze, com os alunos do Ensino Infantil e do primeiro ao sexto ano do Ensino fundamental, sob a intervenção das professoras Ana Lucia Dantas de Lima, Estela Dulce Abdon Pontes silva, Maria Trajano Alves de Veras, Raimunda Maria de Souza, a equipe gestora/administrativa, alunos e toda comunidade escolar. Neste relatório foi trabalhado o projeto “BULLYING”: CONSCIENTIZANDO PARA NÃO USÁ-LO de forma interdisciplinar tendo como temática central a reflexão sobre o Bullying tanto na escola, como na sociedade em geral. Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo Bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.
Pretende-se discutir com este projeto as situações ocorridas no ambiente escolar caracterizada como Bullying, além disso, este projeto visa  discutir formas de convivência no espaço escolar, valorizando a amizade, os valores humanos e a integração entre os envolvidos no projeto.
Portanto diante disto procuramos trabalhar com atividades coerentes que mostram de forma clara a importância deste projeto através das atividades desenvolvidas em sala de aula.
Durante o período do Projeto, percebemos que as atividades contribuíram muito para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, pois, ao trabalharmos o tema “BULLYING”: CONSCIENTIZANDO PARA NÃO USÁ-LO, eles demonstraram outra forma de pensar e agir diante de qualquer situação.















JUSTIFICATIVA

A prática do Bullying, tornou-se algo comum nos espaços educacionais, provocando cada vez mais atitudes violentas, tantos dos agressores, como das vitimas.  
Discutir as questões ligadas à prática do Bullying com toda a comunidade escolar é importante, pois, proporciona a reflexão e evita que novos casos de Bullying ocorram nas unidades escolares. Este projeto pretende atuar, tonto com os alunos, como pais e responsáveis, buscando medidas educativas que combatam as ações de violência na escola.
A popularidade do fenômeno cresceu com a influência dos meios eletrônicos, como a internet e as reportagens na televisão, pois os apelidos pejorativos e as brincadeiras ofensivas foram tomando proporções maiores. "O fato de ter conseqüências trágicas - como mortes e suicídios - e a impunidade proporcionaram a necessidade de se discutir de forma mais séria o tema", aponta Guilherme Schelb, procurador da República e autor do livro Violência e Criminalidade Infanto-Juvenil.




































1       PROJETO

1.1    TEMA
“BULLYING”: CONSCIENTIZANDO PARA NÃO USÁ-LO
1.2       OBJETIVOS

2    GERAL
  • Pesquisar e refletir sobre as causas e conseqüências do Bullying, tomando como partida as narrativas de alunos, professores, pais e responsáveis.

2.1    ESPECÍFICOS
  • Discutir com os alunos as principais causas de Bullying.
  • Refletir sobre a necessidade de desenvolvermos ações educativas contra o Bullying na unidade escolar.
  • Aplicar atividades orais e escritas que estimulem a reflexão sobre as práticas de violência no espaço escolar.
  • Discutir o respeito às diferenças no espaço escolar.
  • Construir uma proposta de regras de convivência e contra o Bullying na unidade escolar.

2.2       METODOLOGIA

Este projeto será desenvolvido através de leituras, discussão de textos, trabalhos em grupos, proporcionando uma reflexibilidade sobre as causas e conseqüências do Bullying. Também serão  utilizada as seguintes estratégias metodológicas:
·         Apresentação de Filmes; 
·         Dinâmicas de Grupo;
·         Produção de Textos;
·         Palestras  com os pais e responsáveis;
·         Organização de Seminários;
·         Resolução de casos;
·         Leituras variadas;
·         Pesquisas:
·         Textos informativos sobre o tema;
·         Construção de frases em cartazes com os alunos conscientizando aos mesmos a não praticar o Bullying em casa e nem na escola;
·         Recorte e colagem;
·         Músicas;
·         Dinâmicas;
·         Cruzadinha;
·         Mural.

3          RECURSOS
·    Livros;
·    Papel ofício;
·    Cola;
·    Tesoura;
·    Cartolina;
·    Jornal;
·    Revista;
·    CD;
·    DVD;
·    Son;
·    TV;
·    Piloto;
·    TNT
·    Internet.

3.1    AVALIAÇAO
·         Será continua, observando na participação, interação e nas atividades desenvolvidas durante o projeto.

3.2      CLIENTELA
  • Alunos, professores e toda a comunidade escolar.  
  • REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
  • FANTE, Cleo. Fenômeno Bullying – Como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2ª edição. Campinas SP: Veros Editora, 2005.

    PEREIRA, Beatriz Oliveira. Para uma Escola sem violência: estudo e prevenção das práticas agressivas entre crianças. Edição: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.



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