ESCOLA MUNICIPAL DOUTOR CREZO BEZERRA
SÍTIO PARELHAS – LAGOA SALGADA - RN
PLANO DE
TRABALHO
LAGOA SALGADA – RN
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ............................................................................................... 03
2
IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA .................................
04
3
OBJETIVOS ................................................................................................... 06
4
PLANO DE AÇÃO ...........................................................................................
07
4.1
– METAS ..................................................................................................07
5 CRONOGRAMA ..............................................................................................
09
6
AVALIAÇÃO
....................................................................................................
10
7
CONSELHO ESCOLAR
..................................................................................
11
8
PROPOSTA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO .................................
12
9
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.....................................................................
13
1 INTRODUÇÃO
Este
plano de trabalho, procura desenvolver ações, procedimentos e condições
concretas que asseguram o bom funcionamento da escola e da sala de aula tendo
em vista a aprendizagem dos alunos, visando ainda aperfeiçoar a nossa prática pedagógica,
de forma a garantir, que nós, educadores, nos tornemos aptos para atuar nas
diferentes situações do cotidiano escola, detectando as dificuldades na aprendizagem
dos nossos alunos e apresentando soluções para estes problemas, melhorando a
qualidade da educação oferecida.
Segundo
Libânio
Uma escola
bem organizada e gerida é aquela que cria e assegura as melhores condições
organizacionais, operacionais e pedagógico-didáticas de desempenho profissional
dos professores, de modo que seus alunos tenham efetivas possibilidades de
serem bem-sucedidos em suas aprendizagens.
Dessa forma,
elaboramos este documento, plano de trabalho, com propostas de desenvolver atividades
diversificadas que irão permitir a socialização, a criatividade dos alunos e,
principalmente, o desenvolvimento das habilidades de cada um, já que este é o
principal objetivo deste trabalho.
Essas ações tem
como valores priorizar o ensino de qualidade, participação professor e aluno,
alem destes contribuir na construção de cidadãos críticos - construtivos e participativo de seu meio, e
buscando sempre inovação. A escola ainda tem como visão de futuro atender a um
maior número de alunos e com os mesmos
contribuir para que a ação conjunta possibilite a tomada de decisões, identificação e solução de
problemas, planejamento , execução e contínuas avaliações da escola e o
processo desenvolvido por ela.
Neste plano
de trabalho será apresentado ainda as metas mostrando como vai ser
desenvolvidas as ações a ser trabalhadas e, como será desenvolvido os projetos
de intervenção pedagógica, com temas elaborado a partir do diagnóstico das
salas de aula.
As
atividades culturais e sociais da escola será trabalhada de forma
interdisciplinar na perspectiva de o aluno ter a oportunidade de inserir-se na
vivência das comemorações e atividades de ensino, podendo também construir uma
visão global do seu processo educacional.
E sem deixar de envolver momentos de recreação
com modalidades esportivas de forma que além de trabalhar a fisiologia do corpo
vai proporcionar-lhes situações prazerosas.
O conselho
escolar esse junto com todos que formam a equipe gestor/pedagógica desta escola
vem desenvolvendo um excelente trabalho e sempre colaborando com as ações que
são desenvolvidas na escola.
Por tanto é
responsabilidade de todos os profissionais da escola garantir para toda
comunidade escolar um convívio que propicie novos conhecimentos e capacidade de
interferir construtivamente na realidade e transformá-la embasados em
princípios democráticos e solidários, utilizando tecnologias inovadoras para a
formação de cidadãos conscientes e preparados para os desafios do mundo atual.
2
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
A Escola Municipal Doutor
Crezo Bezerra, situada no Sítio Parelhas, zona rural do município de Lagoa
Salgada – RN, foi fundada em 1974 na gestão do Senhor Severino Dantas de Brito,
juntamente com o Senhor Manoel da Costa Filho, seu vice, mais conhecido por Costinha.
O Senhor Severino Dantas
resolveu homenagear o Deputado Estadual Crezo Bezerra, que era seu grande amigo
e amigo também de seus conterrâneos, pois foi o mesmo que trouxe a luz de motor
para a cidade.
É uma escola de porte médio
e tem espaço para acolher apenas alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental
do 1º ao 6º ano. Ao todo são 88 alunos, distribuídos nos turnos matutinos e
vespertinos. No turno matutino temos 52 alunos, no turno vespertino temos 36.
Na mesma existem duas
salas de aulas cada uma tem um quadro de giz, carteiras, dois janelões, uma
estante de aço e umas pranchas onde é colocado os livros didáticos dos alunos e
os acervos, o cantinho da leitura e o teatrinho da alegria, mural e outros. Uma
cozinha, com uma geladeira, uma pia, um armário onde guarda as merendas, um
fogão industrial, um liquidificador simples, pratos, colheres, copos, xícaras e
panelas. Um almoxarifado com duas prateleiras de aço e um arquivo onde guarda
os documentos e material de expediente, Dois banheiros cada um com um sanitário,
sendo um feminino e outro masculino e um pequeno pátio coberto com uma pia e um
bebedouro, uma mine biblioteca e, um correio elegante onde os alunos enviam
cartinhas para diretora, professores, ASG e os mesmos, lá também têm um birô onde
a diretora dá seu expediente.
A merenda escolar do
ensino infantil é servida na sala de aula, e as do 1º ao 6° ano forma fila e serve no pátio.
As reuniões de pais e
mestres, ação sócio-cutural e comemorações são feitas na sala de aula.
Atualmente, a Escola conta
com seis professores, quatro com nível superior, duas o ensino médio completo e as mesmas estão
fazendo graduação de pedagogia um desses
seis professores é a diretora deste estabelecimento de ensino que dar aula
voluntária de matemática e a mesma está fazendo graduação de matemática pela
Plataforma Freire no Instituto de
Educação Superior Presidente Kennedy, duas
contratadas e quatro efetiva, uma diretora, um coordenador e quatro ASG,
assegurando um trabalho democrático e eficiente na desenvoltura da aprendizagem
dos alunos.
Quanto aos materiais
didáticos existentes na escola, ainda falta alguns itens como: fantoches,
retroprojetor e data show temos um computador que foi doado para a escola pela
diretora a senhora Francineide Ferreira da Silva Nascimento. Com relação ao
espaço físico, esse é péssimo, pois não dispõe de área livre para os eventos
comemorativo e nem para recreações, e a iluminação também não é boa.
A Escola possui Regimento Escolar, onde todo
o direcionamento é voltado para o desenvolvimento intelectual dos educandos.
Seus gestores são democráticos e trabalham em equipe.
3
OBJETIVOS
GERAL
v
Acompanhar
e avaliar as ações pedagógicos, visando aperfeiçoar as práticas docentes e, apresentar
novas propostas que venham melhorar o processo de ensino/aprendizagem.
3.2 ESPECÍFICOS
v Realizar um trabalho que desenvolva as
habilidades interdisciplinares;
v
Melhorar
o relacionamento com alunos, pais e comunidade através de: ação sócio educativo/cultural;
v
Elevar
o desempenho acadêmico dos alunos;
v
Desenvolver
um trabalho em equipe, onde todos participe com o mesmo objetivo;
v
Desenvolver
as habilidades da leitura e da escrita;
v
Promover
ações que melhorem o processo de ensino/aprendizagem;
v
Resgatar
a cultura popular que encontra-se adormecida pela influencia da globalização.
4
AÇÕES
v
Elaborar,
executar e avaliar o plano de trabalho escolar;
v
Planejar
projetos interdisciplinares;
v
Palestras
envolvendo temas educacional/cultural;
v
Trabalhar
com: DVD, músicas, dinâmicas, danças, brincadeiras e jogos;
v
Promover
concursos de redações;
v
Teatro;
v
Cantinho
da leitura;
v
Cantinho
da Matemática;
v
Cantinho
do correio elegante;
v
Aulas
de reforço;
v
Aulas
de campo;
v
Atividades
físicas; seminários;
v
Grupo
cultural (cantigas de roda dramatizadas);
v
Momento
cívico;
v
Elaborar
o PPP Projeto Político Pedagógico;
v
Elaborar
o Currículo Escolar.
4.1 METAS
v
Realizar
mensalmente reuniões com toda equipe escolar;
v
Elaborar
os projetos de acordo com as necessidades da escola.
v
Realizar
bimestralmente reuniões onde envolva alunos, pai e comunidade promovendo atividades
sócias educativo/cultural como: palestra com temas diversificados, oficinas de
artesanatos, reciclagem e outros;
v
Desenvolver
atividades que envolva DVD, músicas, dinâmicas, danças e brincadeiras, deixando
a aula mais prazerosa;
v
Promover
atividades que levem o aluno a praticar a leitura e a escrita;
v
Proporcionar
ao aluno, a oportunidade de inseri-se na vivência das atividades de arte;
v
Praticar
a leitura e a escrita através de literaturas infantis, cordel, paródias,
poesias, recorte e colagem e livros didáticos;
v
Organizar
um cantinho com: jogos, lúdicos, material dourado, ábaco e outros, para que o
aluno desenvolva suas habilidades matemática criando, elaborando, aprendendo e
se socializando.
v
Organizar
um cantinho na sala de aula com vários uniformes e utensílios de diversas
profissões e em momentos específicos, no qual será observado o desenvolvimento
cognitivo, através das suas expressões;
v
Montar
na escola um lugar especifico para que o aluno possa se relacionar através de
cartinhas e recadinhos escritos, no intuito de trabalhar a inibição do mesmo.
v
As
aulas de reforço serão realizadas conforme as necessidades de cada aluno, no
intuito de um melhor desempenho no IDEB;
v
Todas
as quintas – feiras cantar o Hino Nacional e hastear a bandeira;
v
As
aulas de campo serão desenvolvidas de acordo com as especificações dos
projetos;
v
Montarmos
uma mine biblioteca no pátio da escola que, servirá para pesquisas, na própria,
e ainda tomá-los de empréstimo,estimulando nos alunos o gosto pela leitura;
v
As
atividades físicas deveram ser adaptadas na quadra de esporte da comunidade;
v
Trabalhar
seminários para que os alunos possam desenvolvera inibição e, tirar suas
próprias conclusões das situações impostas através dos textos;
v
Trabalhar
de acordo com o PPP e o Currículo.
5
AVALIAÇÃO
Será feita através da observação
mediante a prática docente e, o desenvolvimento cognitivo do aluno,
desenvolvido pela relação professor/aluno, escola/comunidade,
coordenação/direção, levando em consideração os pressupostos da ação
pedagógica.
6
CONSELHO
ESCOLAR
De acordo com o cronograma, e as
necessidades da instituição, o conselho escolar reúne-se para elaboração de
trabalho, acompanhamento do rendimento dos alunos e garantir os direitos e deveres dos educandos,
garantindo uma melhora na freqüência, a alta-estima e o desenvolvimento
escolar, através das visitas domiciliares.
Segundo o ministério da educação, ”o
conselho escolar pode contribuir ainda significativamente para que a escola se
consolide como um ambiente onde prevaleça a construção da cidadania ativa, da
democracia e da cultura política, do respeito à diversidade, do diálogo
interétnico e inter-religioso, da mediação pacífica de conflitos e da
construção de uma cultura de paz e de solidariedade” (pg 08).
E ainda afirma o ministério da
educação apud Paulo Freire
“ Tudo o que a gente puder fazer no sentido de
convocar os que vivem em torno da escola,e dentro da escola, no sentido de
participarem, de tornarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o
que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho
imenso que se põe diante de nós, que é de assumir esse país democraticamente.”
8 PROPOSTAS POLÍTICO PEDAGÓGICAS
·
Abrir
a escola para a um ambiente de extensão da residência de cada um, tendo como
objetivo a interação, formação e participação em todos os gêneros.
·
Fazer
do conselho da escola parte gestora e consolizadora do compromisso de todos
pela execução, observação, e avaliação do projeto político pedagógico na
instituição.
·
Ter
como reposta de planejamento dos docentes o compromisso de durante o ano letivo
realizar, se possível, todos os objetivos gerais e específico dentro do limite
de cada série/ano da escola.
·
Observar
e colher de cada discente as respostas suscitadas e provocadas no que se refere
á aprendizagem, para que, venha a se consolidar planejamento e aprendizagem.
·
Viabilizar
o programa saúde na escola (PSE) favorecendo a família informações de prevenção
a saúde, com palestras na escola do grupo de prevenção.
·
A
escola se propõe em todas as áreas do conhecimento, buscar soluções imediatas
para o aprimoramento ou continuidade das atividades peculiares do conhecimento
em alfabetização e científico.
·
O
professor, elemento causador e provocador da proposta elaborada para consolidar
a aprendizagem como se foi pré-proposta nas atividades de planejamento e as
metas a serem atingidas.
·
O
aluno, o centro de todas as atenções, elemento que busca conhecimento e
interage isso na escola com seus colegas e professores. A partir disso, o mesmo
também constrói em conjunto o universo do conhecimento, e assim, o aprendizado
acontece.
·
A
parte gestora da escola busca incessantemente, inserir a escola no contexto
cultural que se evolui todos os dias. Ela tem o dever de tornar a escola um
ambiente em que o aluno se sinta bem e aprenda mais.
·
É
dever de todos, ajudar uns aos outros de acorde com o que foi assegurado no
projeto político pedagógico. Trabalhar assim é compromisso confirmado por
todos.
10
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRAFICAS
Brasil,
departamento de políticas de educação infantil e ensino fundamental. Ensino fundamental
de nove anos. Brasília, 2007.9p.
XIMENES,
Sérgio. Dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Editora, 2001.
VEIGA,
I.P. Projeto Político Pedagógico da escola; Uma construção possível. 6º Ed.
Campinas, SP: Papirus, 1998.
LIBÂNEO, José Carlos. As áreas de
atuação do sistema d organização e de coordenação do trabalho escolar (cap.
XIII). In:_____.Organização e gestão da
escola: Teoria e prática. 5. ed. Ver. Ampl. Goiana: Editora alternativa,
2004.
Conselho Escolar e Diretrizes Humanos.
– Brasília: Presidência da República, Secretaria de Especial dos Direitos
Humanos;Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.104p. : il.
– (Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares; 11)
PLANO DE TRABALHO 2012
Nº
|
AÇÕES
|
RESPONSÁVEIS
|
PERÍODO DE EXECUÇÃO
|
AVALIAÇÃO
|
01
|
Datas comemorativas
|
Toda equipe gestora/ pedagógica
e conselho escolar.
|
Mensalmente
|
|
02
|
Bingo, sorteios e outros
|
Toda equipe gestora/
pedagógica, conselho escolar e comunidade escolar.
|
Semestral
|
|
03
|
Palestras Sócias – Educativas
|
Psicóloga, Conselho Tutelar,
Nutricionista, Assistência Social, dentista e outros profissionais.
|
Mensalmente
|
|
04
|
Aula de campo
|
Toda equipe gestora/ pedagógica
e conselho escolar.
|
Bimestral
|
|
05
|
Reunião de pais e mestres
|
Toda equipe gestora/ pedagógica
e conselho escolar.
|
Bimestral
|
|
06
|
Projeto volta às aulas
|
Toda equipe gestora/
pedagógica, conselho escolar e comunidade escolar.
|
01/03/a 30/11
|
|
07
|
Projeto Bullying
|
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de
Veras
|
12/03 a 10/12
|
|
08
|
Projeto Dengue
|
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de
Veras
Profª Maria Françoise da Silva
|
19/03 a 10/12
|
|
09
|
Projeto alimentação saudável
|
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de
Veras
|
24/03 a 10/12
|
|
10
|
Projeto Sexualidade
(descobrindo seu corpo)
|
Profª Mª Françoise da Silva
Profª Raimunda Mª de Souza.
|
02/04 a 10/12
|
|
10.1
|
Projeto Escola Ativa
|
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de
Veras
|
Anual
|
|
11
|
Projeto grupo cultural
|
Diretora Francineide F. da S.
Nascimento e a representante de alunos do conselho escolar Heloisa Carneiro
da Silva.
|
02/04 a 10/12
|
|
12
|
Aula de reforço
|
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de
Veras
Profª Maria Françoise da Silva
|
Anual
|
|
13
|
Projeto os valores humanos
|
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de
Veras
Profª Maria Françoise da Silva
|
10/04 a 10/12
|
|
13.1
|
Projeto “Diga não as drogas”
|
Profª Mª Françoise da Silva
Profª Raimunda Mª de Souza.
|
|
|
14
|
Projeto horta
|
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de
Veras
Profª Maria Françoise da Silva
ASG Ana Mª Lopes da S. Carneiro
|
26/03 a 10/12
|
|
15
|
Projeto higiene
|
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de
Veras
|
18/04 a 10/12
|
|
16
|
Projeto páscoa
|
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de
Veras
Profª Maria Françoise da Silva
Profª Raimunda Mª de Souza
|
02/04 a 09/04
|
|
17
|
Projeto afro – indígena
|
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de
Veras
Profª Maria Françoise da Silva
Profª Raimunda Mª de Souza
|
16/04 a 10/12
|
|
18
|
Projeto profissões
|
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de
Veras
|
28/05 a 01/06
|
|
19
|
Projeto o meu município
|
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de
Veras
Profª Maria Françoise da Silva
|
02/05 a 11/05
|
|
20
|
Projeto aprendendo com os números.
|
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de
Veras
Profª Francineide F. da S.
Nascimento
|
14/05 a 10/12
|
|
21
|
Projeto junino
|
Toda equipe gestora/
pedagógica, conselho escolar e comunidade escolar
|
04/06 a 15/06
|
|
22
|
Projeto meio ambiente
|
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de
Veras
Profª Maria Françoise da Silva
Raimunda Mª de Souza
|
03/07 a 24/07
|
|
23
|
Projeto praticando leitura
|
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de
Veras
Profª Maria Françoise da Silva
|
03/07 a 24/07
|
|
24
|
Projeto trânsito
|
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de
Veras
|
25/07 a 31/07
|
|
25
|
Projeto viva o estudante
|
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de
Veras
Profª Maria Françoise da Silva
Profª Raimunda Mª de Souza
|
01/08 a 10/08
|
|
26
|
Projeto folclore resgatando a
cultura adormecida.
|
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de
Veras
Profª Raimunda Mª de Souza
|
13/08 a 22/08
|
|
27
|
Projeto minha pátria
|
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de
Veras
Profª Maria Françoise da Silva
|
01/09 a 05/09
|
|
28
|
Projeto aprendendo brincando
|
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de
Veras
|
]
01/10 a 11/10
|
|
29
|
Projeto Concurso de redação 4º
ano
|
Toda equipe gestora/ pedagógica
e conselho escolar.
|
01/10 a 10/12
|
|
30
|
Momento cívico
|
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de
Veras
Profª Maria Françoise da Silva
|
Semanal
|
|
31
|
Elaboração Projeto Político
Pedagógico
|
Equipe Gestora, Pedagógica,
Administrativa, Conselho escolar, pais e alunos.
|
09/04 a 20/12
|
|
32
|
Elaboração do Currículo Escolar
|
Equipe Gestora, Pedagógica,
Administrativa, Conselho escolar, pais e alunos.
|
09/04 a 20/12
|
|
33
|
|
|
|
|
34
|
|
|
|
|
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