segunda-feira, 2 de abril de 2012

PLANO DE TRABALHO 2012

Este é o Plano de Trabalho da E. M. Dr. Crezo Bezerra, nele esta tudo oque será trabalhado e desenvolvido durante este ano de 2012.



ESCOLA MUNICIPAL DOUTOR CREZO BEZERRA
SÍTIO PARELHAS – LAGOA SALGADA - RN









PLANO DE TRABALHO







LAGOA SALGADA – RN
2012



SUMÁRIO

                                                                                                                              
1    INTRODUÇÃO ...............................................................................................  03
2    IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA ................................. 04
3    OBJETIVOS ...................................................................................................  06
4    PLANO DE AÇÃO ........................................................................................... 07
4.1 – METAS ..................................................................................................07
5    CRONOGRAMA .............................................................................................. 09
6    AVALIAÇÃO .................................................................................................... 10
7    CONSELHO ESCOLAR .................................................................................. 11
8    PROPOSTA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ................................. 12
9     REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA..................................................................... 13



































1        INTRODUÇÃO

Este plano de trabalho, procura desenvolver ações, procedimentos e condições concretas que asseguram o bom funcionamento da escola e da sala de aula tendo em vista a aprendizagem dos alunos, visando ainda aperfeiçoar a nossa prática pedagógica, de forma a garantir, que nós, educadores, nos tornemos aptos para atuar nas diferentes situações do cotidiano escola, detectando as dificuldades na aprendizagem dos nossos alunos e apresentando soluções para estes problemas, melhorando a qualidade da educação oferecida.

Segundo Libânio

Uma escola bem organizada e gerida é aquela que cria e assegura as melhores condições organizacionais, operacionais e pedagógico-didáticas de desempenho profissional dos professores, de modo que seus alunos tenham efetivas possibilidades de serem bem-sucedidos em suas aprendizagens.

Dessa forma, elaboramos este documento, plano de trabalho, com propostas de desenvolver atividades diversificadas que irão permitir a socialização, a criatividade dos alunos e, principalmente, o desenvolvimento das habilidades de cada um, já que este é o principal objetivo deste trabalho.
Essas ações tem como valores priorizar o ensino de qualidade, participação professor e aluno, alem destes contribuir na construção de cidadãos críticos  - construtivos e participativo de seu meio, e buscando sempre inovação. A escola ainda tem como visão de futuro atender a um maior número  de alunos e com os mesmos contribuir para que a ação conjunta possibilite a tomada  de decisões, identificação e solução de problemas, planejamento , execução e contínuas avaliações da escola e o processo desenvolvido por ela.
Neste plano de trabalho será apresentado ainda as metas mostrando como vai ser desenvolvidas as ações a ser trabalhadas e, como será desenvolvido os projetos de intervenção pedagógica, com temas elaborado a partir do diagnóstico das salas de aula.
As atividades culturais e sociais da escola será trabalhada de forma interdisciplinar na perspectiva de o aluno ter a oportunidade de inserir-se na vivência das comemorações e atividades de ensino, podendo também construir uma visão global do seu processo educacional.  
 E sem deixar de envolver momentos de recreação com modalidades esportivas de forma que além de trabalhar a fisiologia do corpo vai proporcionar-lhes situações prazerosas.
O conselho escolar esse junto com todos que formam a equipe gestor/pedagógica desta escola vem desenvolvendo um excelente trabalho e sempre colaborando com as ações que são desenvolvidas na escola.
Por tanto é responsabilidade de todos os profissionais da escola garantir para toda comunidade escolar um convívio que propicie novos conhecimentos e capacidade de interferir construtivamente na realidade e transformá-la embasados em princípios democráticos e solidários, utilizando tecnologias inovadoras para a formação de cidadãos conscientes e preparados para os desafios do mundo atual.








2       CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A Escola Municipal Doutor Crezo Bezerra, situada no Sítio Parelhas, zona rural do município de Lagoa Salgada – RN, foi fundada em 1974 na gestão do Senhor Severino Dantas de Brito, juntamente com o Senhor Manoel da Costa Filho, seu vice, mais conhecido por Costinha.
O Senhor Severino Dantas resolveu homenagear o Deputado Estadual Crezo Bezerra, que era seu grande amigo e amigo também de seus conterrâneos, pois foi o mesmo que trouxe a luz de motor para a cidade.
É uma escola de porte médio e tem espaço para acolher apenas alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 6º ano. Ao todo são 88 alunos, distribuídos nos turnos matutinos e vespertinos. No turno matutino temos 52 alunos, no turno vespertino temos 36.
Na mesma existem duas salas de aulas cada uma tem um quadro de giz, carteiras, dois janelões, uma estante de aço e umas pranchas onde é colocado os livros didáticos dos alunos e os acervos, o cantinho da leitura e o teatrinho da alegria, mural e outros. Uma cozinha, com uma geladeira, uma pia, um armário onde guarda as merendas, um fogão industrial, um liquidificador simples, pratos, colheres, copos, xícaras e panelas. Um almoxarifado com duas prateleiras de aço e um arquivo onde guarda os documentos e material de expediente, Dois banheiros cada um com um sanitário, sendo um feminino e outro masculino e um pequeno pátio coberto com uma pia e um bebedouro, uma mine biblioteca e, um correio elegante onde os alunos enviam cartinhas para diretora, professores, ASG e os mesmos, lá também têm um birô onde a diretora dá seu expediente.
A merenda escolar do ensino infantil é servida na sala de aula, e as do 1º  ao 6° ano forma fila e serve no pátio.
As reuniões de pais e mestres, ação sócio-cutural e comemorações são feitas na sala de aula.
Atualmente, a Escola conta com seis professores, quatro com nível superior,  duas o ensino médio completo e as mesmas estão fazendo graduação de pedagogia  um desses seis professores é a diretora deste estabelecimento de ensino que dar aula voluntária de matemática e a mesma está fazendo graduação de matemática pela Plataforma Freire  no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy,  duas contratadas e quatro efetiva, uma diretora, um coordenador e quatro ASG, assegurando um trabalho democrático e eficiente na desenvoltura da aprendizagem dos alunos.
Quanto aos materiais didáticos existentes na escola, ainda falta alguns itens como: fantoches, retroprojetor e data show temos um computador que foi doado para a escola pela diretora a senhora Francineide Ferreira da Silva Nascimento. Com relação ao espaço físico, esse é péssimo, pois não dispõe de área livre para os eventos comemorativo e nem para recreações, e a iluminação também não é boa.
  A Escola possui Regimento Escolar, onde todo o direcionamento é voltado para o desenvolvimento intelectual dos educandos. Seus gestores são democráticos e trabalham em equipe.




















































3     OBJETIVOS

        GERAL
v  Acompanhar e avaliar as ações pedagógicos, visando aperfeiçoar as práticas docentes e, apresentar novas propostas que venham melhorar o processo de ensino/aprendizagem.

3.2  ESPECÍFICOS

v   Realizar um trabalho que desenvolva as habilidades interdisciplinares;

v  Melhorar o relacionamento com alunos, pais e comunidade através de: ação sócio educativo/cultural;

v  Elevar o desempenho acadêmico dos alunos;

v  Desenvolver um trabalho em equipe, onde todos participe com o mesmo objetivo;

v  Desenvolver as habilidades da leitura e da escrita;

v  Promover ações que melhorem o processo de ensino/aprendizagem;

v  Resgatar a cultura popular que encontra-se adormecida pela influencia da globalização.
































4          AÇÕES

v Elaborar, executar e avaliar o plano de trabalho escolar;

v  Planejar projetos interdisciplinares;

v  Palestras envolvendo temas educacional/cultural;

v  Trabalhar com: DVD, músicas, dinâmicas, danças, brincadeiras e jogos;

v  Promover concursos de redações;

v  Teatro;

v  Cantinho da leitura;

v  Cantinho da Matemática;


v  Cantinho do correio elegante;

v  Aulas de reforço;

v  Aulas de campo;

v  Atividades físicas; seminários;

v  Grupo cultural (cantigas de roda dramatizadas);

v  Momento cívico;

v  Elaborar o PPP Projeto Político Pedagógico;

v  Elaborar o Currículo Escolar.




4.1 METAS

v Realizar mensalmente reuniões com toda equipe escolar;

v  Elaborar os projetos de acordo com as necessidades da escola.

v  Realizar bimestralmente reuniões onde envolva alunos, pai e comunidade promovendo atividades sócias educativo/cultural como: palestra com temas diversificados, oficinas de artesanatos, reciclagem e outros;

v  Desenvolver atividades que envolva DVD, músicas, dinâmicas, danças e brincadeiras, deixando a aula mais prazerosa;

v  Promover atividades que levem o aluno a praticar a leitura e a escrita;


v  Proporcionar ao aluno, a oportunidade de inseri-se na vivência das atividades de arte;



v  Praticar a leitura e a escrita através de literaturas infantis, cordel, paródias, poesias, recorte e colagem e livros didáticos;

v  Organizar um cantinho com: jogos, lúdicos, material dourado, ábaco e outros, para que o aluno desenvolva suas habilidades matemática criando, elaborando, aprendendo e se socializando.

v  Organizar um cantinho na sala de aula com vários uniformes e utensílios de diversas profissões e em momentos específicos, no qual será observado o desenvolvimento cognitivo, através das suas expressões;

v  Montar na escola um lugar especifico para que o aluno possa se relacionar através de cartinhas e recadinhos escritos, no intuito de trabalhar a inibição do mesmo.

v  As aulas de reforço serão realizadas conforme as necessidades de cada aluno, no intuito de um melhor desempenho no IDEB;

v  Todas as quintas – feiras cantar o Hino Nacional e hastear a bandeira;

v  As aulas de campo serão desenvolvidas de acordo com as especificações dos projetos;

v  Montarmos uma mine biblioteca no pátio da escola que, servirá para pesquisas, na própria, e ainda tomá-los de empréstimo,estimulando nos alunos o gosto pela leitura;

v  As atividades físicas deveram ser adaptadas na quadra de esporte da comunidade;

v  Trabalhar seminários para que os alunos possam desenvolvera inibição e, tirar suas próprias conclusões das situações impostas através dos textos;

v  Trabalhar de acordo com o PPP e o Currículo.




























5     AVALIAÇÃO

Será feita através da observação mediante a prática docente e, o desenvolvimento cognitivo do aluno, desenvolvido pela relação professor/aluno, escola/comunidade, coordenação/direção, levando em consideração os pressupostos da ação pedagógica.





















































6     CONSELHO ESCOLAR


De acordo com o cronograma, e as necessidades da instituição, o conselho escolar reúne-se para elaboração de trabalho, acompanhamento do rendimento dos alunos e  garantir os direitos e deveres dos educandos, garantindo uma melhora na freqüência, a alta-estima e o desenvolvimento escolar, através das visitas domiciliares.
Segundo o ministério da educação, ”o conselho escolar pode contribuir ainda significativamente para que a escola se consolide como um ambiente onde prevaleça a construção da cidadania ativa, da democracia e da cultura política, do respeito à diversidade, do diálogo interétnico e inter-religioso, da mediação pacífica de conflitos e da construção de uma cultura de paz e de solidariedade” (pg 08).

E ainda afirma o ministério da educação apud Paulo Freire

 Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola,e dentro da escola, no sentido de participarem, de tornarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós, que é de assumir esse país democraticamente.”
                                                                         


































8    PROPOSTAS POLÍTICO PEDAGÓGICAS

·         Abrir a escola para a um ambiente de extensão da residência de cada um, tendo como objetivo a interação, formação e participação em todos os gêneros.
·         Fazer do conselho da escola parte gestora e consolizadora do compromisso de todos pela execução, observação, e avaliação do projeto político pedagógico na instituição.
·         Ter como reposta de planejamento dos docentes o compromisso de durante o ano letivo realizar, se possível, todos os objetivos gerais e específico dentro do limite de cada série/ano da escola.
·         Observar e colher de cada discente as respostas suscitadas e provocadas no que se refere á aprendizagem, para que, venha a se consolidar planejamento e aprendizagem.
·         Viabilizar o programa saúde na escola (PSE) favorecendo a família informações de prevenção a saúde, com palestras na escola do grupo de prevenção.
·         A escola se propõe em todas as áreas do conhecimento, buscar soluções imediatas para o aprimoramento ou continuidade das atividades peculiares do conhecimento em alfabetização e científico.
·         O professor, elemento causador e provocador da proposta elaborada para consolidar a aprendizagem como se foi pré-proposta nas atividades de planejamento e as metas a serem atingidas.
·         O aluno, o centro de todas as atenções, elemento que busca conhecimento e interage isso na escola com seus colegas e professores. A partir disso, o mesmo também constrói em conjunto o universo do conhecimento, e assim, o aprendizado acontece.
·         A parte gestora da escola busca incessantemente, inserir a escola no contexto cultural que se evolui todos os dias. Ela tem o dever de tornar a escola um ambiente em que o aluno se sinta bem e aprenda mais.
·         É dever de todos, ajudar uns aos outros de acorde com o que foi assegurado no projeto político pedagógico. Trabalhar assim é compromisso confirmado por todos.
























10      REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

Brasil, departamento de políticas de educação infantil e ensino fundamental. Ensino fundamental de nove anos. Brasília, 2007.9p.
XIMENES, Sérgio. Dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Editora, 2001.
VEIGA, I.P. Projeto Político Pedagógico da escola; Uma construção possível. 6º Ed. Campinas, SP: Papirus, 1998.

LIBÂNEO, José Carlos. As áreas de atuação do sistema d organização e de coordenação do trabalho escolar (cap. XIII). In:_____.Organização e gestão da escola: Teoria e prática. 5. ed. Ver. Ampl. Goiana: Editora alternativa, 2004.

Conselho Escolar e Diretrizes Humanos. – Brasília: Presidência da República, Secretaria de Especial dos Direitos Humanos;Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.104p. : il. – (Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares; 11)




































PLANO DE TRABALHO 2012





AÇÕES

RESPONSÁVEIS

PERÍODO DE EXECUÇÃO

AVALIAÇÃO
01
Datas comemorativas
Toda equipe gestora/ pedagógica e conselho escolar.

Mensalmente

02
Bingo, sorteios e outros
Toda equipe gestora/ pedagógica, conselho escolar e comunidade escolar.

Semestral

03
Palestras Sócias – Educativas
Psicóloga, Conselho Tutelar, Nutricionista, Assistência Social, dentista e outros profissionais.

Mensalmente

04
Aula de campo
Toda equipe gestora/ pedagógica e conselho escolar.

Bimestral

05
Reunião de pais e mestres
Toda equipe gestora/ pedagógica e conselho escolar.

Bimestral

06
Projeto volta às aulas
Toda equipe gestora/ pedagógica, conselho escolar e comunidade escolar.

01/03/a 30/11

07
Projeto Bullying

Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de Veras

12/03 a 10/12

08
Projeto Dengue
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de Veras
Profª Maria Françoise da Silva

19/03 a 10/12

09
Projeto alimentação saudável
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de Veras

24/03 a 10/12

10
Projeto Sexualidade (descobrindo seu corpo)
Profª Mª Françoise da Silva
Profª Raimunda Mª de Souza.

02/04 a 10/12

10.1
Projeto Escola Ativa
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de Veras

Anual

11
Projeto grupo cultural
Diretora Francineide F. da S. Nascimento e a representante de alunos do conselho escolar Heloisa Carneiro da Silva.

02/04 a 10/12

12
Aula de reforço
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de Veras
Profª Maria Françoise da Silva




Anual

13
Projeto os valores humanos
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de Veras
Profª Maria Françoise da Silva

10/04 a 10/12

13.1
Projeto “Diga não as drogas”
Profª Mª Françoise da Silva
Profª Raimunda Mª de Souza.


14
Projeto horta
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de Veras
Profª Maria Françoise da Silva
ASG Ana Mª Lopes da S. Carneiro


26/03 a 10/12

15
Projeto higiene
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de Veras

18/04 a 10/12

16
Projeto páscoa
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de Veras
Profª Maria Françoise da Silva
Profª Raimunda Mª de Souza


02/04 a 09/04

17
Projeto afro – indígena
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de Veras
Profª Maria Françoise da Silva
Profª Raimunda Mª de Souza


16/04 a 10/12

18
Projeto profissões
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de Veras

28/05 a 01/06

19
Projeto o meu município
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de Veras
Profª Maria Françoise da Silva


02/05 a 11/05

20
Projeto aprendendo com  os números.
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de Veras
Profª Francineide F. da S. Nascimento


14/05 a 10/12

21
Projeto junino
Toda equipe gestora/ pedagógica, conselho escolar e comunidade escolar

04/06 a 15/06

22
Projeto meio ambiente
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de Veras
Profª Maria Françoise da Silva
Raimunda Mª de Souza


03/07 a 24/07



23
Projeto praticando leitura
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de Veras
Profª Maria Françoise da Silva

03/07 a 24/07

24
Projeto trânsito
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de Veras

25/07 a 31/07

25
Projeto viva o estudante
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de Veras
Profª Maria Françoise da Silva
Profª Raimunda Mª de Souza


01/08 a 10/08

26
Projeto folclore resgatando a cultura adormecida.
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de Veras
Profª Raimunda Mª de Souza


13/08 a 22/08

27
Projeto minha pátria
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de Veras
Profª Maria Françoise da Silva

01/09 a 05/09


28
Projeto aprendendo brincando
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de Veras
]
01/10 a 11/10

29
Projeto Concurso de redação 4º ano
Toda equipe gestora/ pedagógica e conselho escolar.

01/10 a 10/12

30
Momento cívico
Profª Ana Lúcia Dantas de Lima
Profª Estela Dulce A. P. Silva
Profª Maria Trajano Alves de Veras
Profª Maria Françoise da Silva


Semanal

31
Elaboração Projeto Político Pedagógico
Equipe Gestora, Pedagógica, Administrativa, Conselho escolar, pais e alunos.

09/04 a 20/12

32
Elaboração do Currículo Escolar
Equipe Gestora, Pedagógica, Administrativa, Conselho escolar, pais e alunos.

09/04 a 20/12

33






34








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